História e atualidade

AUTOR
Professor Alexandre Donato Melo, 5º ano C

No dia 01 de agosto os alunos do 5ºAno C organizaram uma roda de conversa sobre a escravidão, para relembrar os momentos do passado do território e do povo brasileiro. O momento foi de grande troca de ideias para os alunos, onde puderam compartilhar saberes e histórias de momentos que já haviam conhecido.

Como problematização, foi organizado um seminário, onde os alunos deveriam pesquisar sobre a revolta da chibata e apresentar aos colegas no dia seguinte. No dia 02 de agosto os alunos chegaram em sala, entusiasmados para a apresentação, quase não se contento sobre o que haviam descoberto na pesquisa.

Um sorteio foi realizado, onde alguns alunos foram sorteados para fazer as apresentações das pesquisas, mesmo com os alunos sorteados mais alunos fizeram a apresentação pois tambem queriam contribuir com a aula, relatando detalhes que não continham nas pesquisas dos colegas. Este momento foi muito importante, pois aprenderam a respeitar os colegas e contribuir com a aula de uma forma muito pedagógica.

Para finalizar a aula, foi repassado aos alunos a vídeo aula do Vamos ler- Geração digital - A revolta da chibata - Momento histórico. Onde os alunos contextualizaram a pesquisa feita em casa, a apresentação do seminário e a troca de saberes de uma forma muito bem abordada e ilustrada. O que mais chamou a atenção dos alunos foi descobrir, que mesmo com a lei que abolia a escravidão, praticas de punições ainda eram permitidas nas tripulações da marinha.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as fases da lua, com biscoito recheado

Sustentabilidade e energia

De mãos dadas contra a dengue !