Conscientização do dia mundial do autismo

AUTOR
Professor Alexandre Donato Melo, 5º ano C

Nos dias 30 e 31 de março, nossa turma trabalhou com o tema de uma data importante que se aproximava, o dia da Conscientização Mundial do Autismo. Para abordar o tema de uma forma ampla e abrangente os alunos tiveram lições e aprendizagens que promoveram e muito o protagonismo estudantil. Na quinta-feira os alunos foram questionados sobre o assunto a partir de uma problematização no quadro, onde deviam reconhecer as características de três imagens, a qual não demorou muito para que percebessem que as imagens selecionadas representavam pessoas e personagens autistas.

Questionados sobre o que era o autismo, como reconhecer, principais causas,sintomas, níveis. Os alunos foram trocando conhecimento entre si, criando um brainstorm. Para construir o conhecimento, os alunos assistiram dois vídeos, que visavam abordagens científicas e lúdicas. Após os vídeos, os alunos tiveram que realizar pesquisas na internet com os tablets da escola para aprofundar o conhecimento. Também contaram com um momento divertido em que colocaram em prática o conhecimento do tema em jogos de uma plataforma online. Neste mesmo dia, algumas dúvidas ficaram, e elas foram expostas em uma entrevista com a mãe de um aluno de nossa escola, cujo filho possui o laudo do TEA.

No dia seguinte, sexta-feira, os alunos confeccionaram cartazes de uma forma completamente autônoma e ensaiaram perguntas que seriam feitas na entrevista. A entrevista foi realizada em um local aconchegante e preparado com todo carinho para este momento. Na entrevista os alunos tiveram não apenas contato com a visão da mãe sobre o autismo mas com o filho que encantou a todos presentes. Após a entrevista os alunos do quinto ano passaram de sala em sala, mostrando seus cartazes e anunciando uma frase mobilizadora sobre o assunto.

A aula foi preparada com o intuito de não apenas desenvolver o tema com os alunos, mas com um olhar para que pudessem participar ativamente do conteúdo e da comunidade da escola. Foi um momento de muito aprendizado e gratidão aos envolvidos.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as fases da lua, com biscoito recheado

Sustentabilidade e energia

De mãos dadas contra a dengue !