A importância da empatia na sala de aula
AUTORA
Professora Sabrina Lopes, quarto ano B
Iniciamos a aula assistindo à vídeoaula do Vamos Ler em parceria com o IMM. Os estudantes puderam observar a importância das suas emoções para o bom desempenho na sala de aula e a importância da saúde emocional para a aprendizagem. Realizamos uma roda de conversas, falando sobre o conteúdo assistindo para que todos pudessem explicar o que entenderam. O desgaste emocional causado pelas dificuldades encontradas diariamente pelos estudantes,reflete diretamente no seu comportamento e na sua dedicação. Para que pudéssemos compreender a dificuldade de cada um, foi realizada a dinâmica "Jogue sua dificuldade aqui", onde todos deveriam escrever em uma filha de sulfite qual sua maior dificuldade. Em seguida, sentar diante dos colegas,expor a dificuldade, desabafar e então jogá-la no lixo. Nessa dinâmica as dificuldades foram ouvidas e compreendidas , onde pudemos trabalhar também a empatia em relação a dificuldade do outro,que muitas vezes ficam ocultas. Para finalizar, foram colocados corações na grama, feito um círculo e os alunos disseram frases positivas e motivadoras uns aos outros,entregando um coração de mesma cor e dando um abraço demonstrando que uns podem colaborar e ajudar aos outros. As emoções devem ser trabalhadas no ambiente educacional sempre,pois nossa saúde emocional reflete em nossas atitudes e em nossas relações interpessoais . Quando há com quem contar, as dificuldades até diminuem , pois sabemos que não estamos sozinhos.
Professora Sabrina Lopes, quarto ano B
Iniciamos a aula assistindo à vídeoaula do Vamos Ler em parceria com o IMM. Os estudantes puderam observar a importância das suas emoções para o bom desempenho na sala de aula e a importância da saúde emocional para a aprendizagem. Realizamos uma roda de conversas, falando sobre o conteúdo assistindo para que todos pudessem explicar o que entenderam. O desgaste emocional causado pelas dificuldades encontradas diariamente pelos estudantes,reflete diretamente no seu comportamento e na sua dedicação. Para que pudéssemos compreender a dificuldade de cada um, foi realizada a dinâmica "Jogue sua dificuldade aqui", onde todos deveriam escrever em uma filha de sulfite qual sua maior dificuldade. Em seguida, sentar diante dos colegas,expor a dificuldade, desabafar e então jogá-la no lixo. Nessa dinâmica as dificuldades foram ouvidas e compreendidas , onde pudemos trabalhar também a empatia em relação a dificuldade do outro,que muitas vezes ficam ocultas. Para finalizar, foram colocados corações na grama, feito um círculo e os alunos disseram frases positivas e motivadoras uns aos outros,entregando um coração de mesma cor e dando um abraço demonstrando que uns podem colaborar e ajudar aos outros. As emoções devem ser trabalhadas no ambiente educacional sempre,pois nossa saúde emocional reflete em nossas atitudes e em nossas relações interpessoais . Quando há com quem contar, as dificuldades até diminuem , pois sabemos que não estamos sozinhos.
Comentários
Postar um comentário