Aprendendo frações através das estações

AUTORA
Professora Sabrina Lopes, quartos anos A e B

Através do uso de uma metodologia ativa muito dinâmica, a rotação por estação, os estudantes realizaram atividades diversificadas para o aprendizado e compreensão das frações . A turma foi dividida de acordo com o número de estações,neste caso, em 4 grupos.Cada estação apresentava diferentes atividades que deveriam ser realizadas pelo pequeno grupo de alunos,através de discussões e troca de conhecimentos acerca do assunto. Na primeira estação , os alunos assistiram a um vídeo e responderam algumas questões sobre fração, em seguida , havia um jogo na plataforma Wordwall ,onde fixava ainda mais o conteúdo explicado na animação assistida. Na segunda estação, os estudantes deveriam relacionar a escrita e representação de fração correspondente,na terceira estação , resolução de problemas e por fim, o jogo "Papa Frações". Durante a realização das atividades foi possível observar o engajamento dos estudantes, a participação ativa de todo o grupo e principalmente o aprendizado .A proposta da Metodologia Ativa é colocar os alunos como principais agentes de seu aprendizado. Com ela, o estímulo à crítica e reflexão são incentivados pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno.Assim, é possível trabalhar o aprendizado de uma maneira mais participativa, uma vez que o envolvimento do estudante é que traz a fluidez do processo educativo.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desastres climáticos e solidariedade

Aprendendo as fases da lua, com biscoito recheado

De mãos dadas contra a dengue !